Começa o Shnat!

Comemoração pelos 64 anos da Resolução 181 da ONU. Jerusalém, 29/11/2011.

Não, você não errou de mês no blog. Hoje é dia 05 de dezembro de 2011, e o Shnat Hachshará deste ano será concluído em uma semana.

Sim, este texto é uma última resposta para o post “Quando começa o Shnat?”, do dia 28 de fevereiro, escrito há mais de nove meses.

O melhor ano da vida dos Shnateiros está a 2% do seu final, o que nos deixa um pouco atordoados. É exatamente como viver os primeiros segundos da manhã, após acordar de um sonho. Ainda não se pode distinguir com clareza o que é realidade ou o que foi apenas ilusão.

O fato é que hoje, às vésperas da saída de Deganya rumo a Jerusalém, podemos dizer pela última vez que “o Shnat começa agora!”, analogamente a um momento singular do calendário judaico, os Asseret Yemei Teshuvá. Este período, que começa em Rosh Hashaná e termina em Yom Kipur, compreende uma semana completa entre as duas festividades. Acredita-se que cada dia desta semana, se vivido de forma plena e correta, pode corrigir todos os dias do ano anterior. Assim, este é o lema para os dias que faltam: dar aos 2% o valor de 100%, sem desperdiçar um segundo sequer dos poucos que nos quedam na Terra Prometida.

Este ainda não é um texto geral sobre o Shnat. Isto será feito após o encerramento oficial, do dia 11, uma vez que cada momento aqui traz novas surpresas. Quando eu escrever o próximo post, já serei um ex-Shnateiro, ou melhor, um Boguer Shnat Hachshará.

Nos últimos dias, terminamos o nosso curso de hebraico com a atenciosa Morá Hava. Seguindo a metodologia utilizada em grande parte das aulas, fomos estudar o idioma fora da sala de aula, fomos acompanhar o processo de ordenha, conhecer a fábrica de azeite de Deganya e visitar o cemitério local, que reúne vários fundadores do kibutz. No último encontro, nos convidou para uma mesa de doces em sua acolhedora casa.

A última semana também foi marcada por despedidas de amigos do Peru e Costa Rica, que anteciparam o regresso para casa por motivos pessoais. Foi estranho despedir-se desses amigos, já que se foram antes de todos. A sensação de ver pessoas com as quais compartilhamos um ano inteiro indo embora, sendo arrancadas de perto de nós em um breve instante, é simplesmente terrível.

Mais feliz do que estes acontecimentos foi o passeio que fizemos com o Hanoar no domingo. Viajamos até Haifa para conhecer a universidade da cidade, que se destaca pelo multiculturalismo entre os estudantes. Em seguida, visitamos o renomado Instituto Technion, que oferece cursos superiores na área das Ciências Exatas. A modernidade das instituições e a vibrante vida estudantil impressionaram aos jovens universitários brasileiros do Shnat.

Na segunda-feira, a Mazkirut Olamit do Hanoar Hatzioni veio a Deganya para apreciar a exposição dos projetos feitos por cada delegação para a respectiva tnuá. Além disso, almoçamos churrasco e participamos de um desafio de futebol contra os coordenadores do Movimento.

Um evento importante ao qual comparecemos foi a comemoração dos 64 anos da Partilha da Palestina pela ONU. Muitas tnuot estavam presentes na sede da Agência Judaica, onde foi simulada a cerimônia ocorrida ali mesmo, em 1947, após a aprovação da Resolução 181 da ONU. Lá, encontramos Nathan Sharansky, presidente da Agência, que recordou com carinho sua visita ao Netzah, feita neste ano.

Em dois dias, voltaremos para Jerusalém, e nos hospedaremos na boa e velha Kiryat Moriah, num déjà vu bem adequado para este final de Shnat. E assim começa o Shnat, ou, pelo menos, a sua reta final. Junto com ela, o desafio de viver a melhor semana de nossas vidas.

***

Parabéns ao Corinthians, pentacampeão brasileiro. Mostrou que um time que não é 100% habilidoso, porém muito eficiente, pode vencer a liga mais disputada do mundo.

Trabalho no vinhedo de Deganya.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: